Academy Educação 2 years ago
academyeducacao Verified #noticias

Neuropsicopedagogia: O Porquê da Sua Ascensão

Dentre muitas áreas da educação, está a Neuropsicopedagogia, um novo âmbito de atuação voltado à prevenção e tratamento de distúrbios de aprendizagem e reintegração pessoal, social e escolar, por meio de técnicas transdisciplinares, como a Neurociência, a Psicologia e o atendimento terapêutico.

Conceitos gerais da Neuropsicopedagogia

Essa ciência surgiu a partir da necessidade de tratar e precaver as especificidades dos alunos, assim como na Psicopedagogia, mas, agora, com testes e pesquisas, por meio de atendimentos e acompanhamentos interdisciplinares.

O atendimento terapêutico, na Neuropsicopedagogia, tem como foco o desenvolvimento das habilidades cognitivas superiores, como a atenção, a percepção, o raciocínio, a concentração e a memória, contudo um neuropsicopedagogo não pode atestar/diagnosticar transtornos mentais como: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e TDAH (Transtorno de Atenção com Hiperatividade), apenas dar um parecer, levantando hipóteses e viabilizando a educação para aquele paciente, desenvolvendo um planejamento individual para cada um.

Funções de um neuropsicopedagogo

O Neuropsicopedadogo tem a função de intervir de forma positiva a rotina do paciente, utilizando-se de metodologias e estratégias neuropsicopedagógicas, que possam agregar na possibilidade de diminuir os malefícios de distúrbios de aprendizagem e, também:

  • Encaminhar pacientes e/ou alunos com distúrbios comportamentais e de aprendizagem para um psicoterapeuta;
  • Treinar os professores para que tenham uma abordagem adequada para/com os alunos;
  • Encontrar possível potencial;
  • Analisar e relatar possíveis distúrbios comprometais e de aprendizagem.

A importância da Neuropsicopedagogia

Apesar de ser uma área nova, a Neuropsicopedagogia se tornou indispensável para o processo de ensino-aprendizagem, pois é por ela que essas pessoas, hoje, têm a possibilidade de desenvolver suas habilidades cognitivas no âmbito educacional, por meio de um plano de ensino individual, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, a Neuropsicopedagogia tem o poder de transformar a prática pedagógica, pelo desenvolvimento de técnicas pedagógicas adequadas para cada aluno, com o intuito de promover a melhor qualidade de ensino para todos os estudantes. 

A Neuropsicopedagogia no mercado de trabalho

A Neuropsicopedagogia não é uma profissão regulamentada, mas ela está na Classificação Brasileira de Ocupação – CBO, portanto é uma atividade economicamente ativa, podendo ter os benefícios básicos, como: contrato de CLT e privilégios previdenciários.

O campo atuação de um Neuropsicopedagogo é extremamente amplo, podendo trabalhar em diversos ambientes, como: Clínicas, Hospitais, Home Care (Cuidado em Domicílio), Instituições de Ensino infantil, fundamental, médio e superior, além disso, poderá também exercer suas atividades com pacientes em diferentes faixas etárias (crianças, jovens, adultos e idosos) e contribuirá tanto para a inclusão desses alunos quanto para o crescimento da escolaridade infantil, no Brasil.

Por ser uma área nova, no mercado de trabalho educacional, ser pós-graduado em Neuropsicopedagogia é um diferencial curricular, assim facilitando a empregabilidade, mas para ser um Neuropsicopedagogo é necessária desenvolver uma série de habilidades, tais como:

  • Paciência;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Responsabilidade;
  • Facilidade em se comunicar.

Educação, Neuropsicopedagogia e Pandemia

Atualmente, dado o contexto de pandemia, a aprendizagem de muitos alunos foi negligenciada. Além da perca de qualidade de aprendizagem, o cenário pandêmico proporcionou diversos problemas cognitivos para esses estudantes, como: ansiedade, insônia, TDAH e TDA, que dificultaram parcialmente ou inteiramente a absorção de conteúdo e o desenvolvimento das habilidades cognitivas superiores.

"O outro reflexo foram as crianças que desenvolveram uma série de síndromes, como síndrome de ansiedade e perdas cognitivas. A gente vai ser o reflexo disso lá na frente, infelizmente, a sociedade vai pagar caro por este ano que as escolas ficaram fechadas", diz Frederico Venturini, pedagogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Infantil.

Para saber mais sobre a Educação em Tempos de Pandemia, clique aqui.

Torne-se um Neuropsicopedagogo

Não fique para trás. Embarque nesse novo ramo da educação com a gente! Na Academy Educação, facilitamos seu acesso ao Ensino Superior, para que você tenha a melhor qualidade de ensino, em até 4 meses e sem sequer sair de casa. 

Gostou? Conheça nossos cursos de pós-graduação em Neuropsicopedagogia e se torne um profissional apto a lidar com qualquer distúrbio de aprendizagem. 

Acesse www.academyeducacao.com.br ou clique em: 

Para saber mais sobre a Neupsicopedagogia assista o vídeo abaixo ou clique aqui.

Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa

Academy Educação
2 years ago

Liderança e Gestão de Pessoas

Academy Educação
2 years ago

A Moderna Educação

Academy Educação
2 years ago

Diploma EaD e Presencial: Qual a diferença?

Academy Educação
2 years ago

A Reinvenção da Educação em Tempos de Pandemia

Academy Educação
2 years ago