Academy Educação 2 years ago
academyeducacao Verified #noticias

As Novas Tendências da Pedagogia

O ramo pedagógico educacional tem um papel indispensável para o desenvolvimento intelectual de cada indivíduo. Com as novas tecnologias e suas vertentes, novos ramos foram se originando e trazendo consigo uma gama de possibilidades. Confira agora quais são elas.

Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia

Agora, temos dois ramos da Pedagogia em ascensão constante: A Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Ambas são pós-graduações interdisciplinares e têm como enfoque promover um mundo mais inclusivo, por meio da adaptação pessoal e social e a prevenção de problemas relacionados à aprendizagem. 

Apesar de semelhantes e oriundas do mesmo ramo, as ambas têm suas diferenças e singularidades. Enquanto na Psicopedagogia o foco é assistir na aprendizagem com técnicas da Psicologia e Pedagogia para auxiliar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, sem testes clínicos, na Neuropsicopedagogia utiliza conceitos Neurológicos, além de Psicológicos e Pedagógicos, para desempenhar o mesmo papel, mas, dessa vez, com testes.

Além disso, agora, em ambas as pós-graduações se tem dois ramos de atuação; a Clínica e a Institucional. Na Clínica, como o próprio nome já diz, o profissional trabalhará com atendimentos individuais em Postos de Saúde, Clínicas e Hospitais, enquanto na Institucional ele desempenhará seu papel em Instituições de variados tipos, tais como: Escolas, Centros Universitários, Universidades, ONGs etc. 

Afinal, qual é o papel desse profissional?

Um Neuropsicopedagogo ou Psicopedagogo, será responsável por identificar e tratar de distúrbios comportamentais e de aprendizagem, por meio das técnicas aprendidas na respectiva pós-graduação e, além disso, instruir os professores para que esses tenham uma abordagem adequada para cada aluno, elaborando estratégias de ensino-aprendizagem. 

Apesar de serem do âmbito educacional, essas áreas da Pedagogia, podem prestar assistência em diferentes temas, que possam estar contribuindo para os problemas de aprendizagem dos alunos, como: Bullying, conflitos familiares, abusos físicos e/ou psicológicos.

Qual o impacto da Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia na Educação?

No meio educacional, esses profissionais, hoje, são indispensáveis para o desenvolvimento intelectual dos alunos. É por meio dessas ramificações da Pedagogia, que essas crianças e jovens, agora, têm a possibilidade de terem uma aprendizagem personalizada às suas necessidades e limitações, assim, possibilitando, também, a inclusão social desses estudantes, os ajudando a solucionar suas deficiências no processo de aprendizado. 

Além disso, é com a Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia que é possível identificar precocemente alguns distúrbios psicomotores e desenvolver o processo de raciocínio lógico e imaginativo dessas crianças e jovens, proporcionando à elas a estimulação da autoestima pessoal e acadêmica. 

Participe das Novas Tendências da Pedagogia

Não fique para trás. Embarque nessas novas áreas da Pedagogia com a gente! Na Academy Educação, facilitamos seu acesso ao Ensino Superior, para que você tenha a melhor qualidade de ensino, em até 4 meses e sem sequer sair de casa. 

Gostou? Conheça nossos cursos de pós-graduação em Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia e se torne um profissional apto a lidar com qualquer distúrbio de aprendizagem. 

Acesse www.academyeducacao.com.br ou clique em: 

Para saber mais sobre a Neupsicopedagogia e Psicopedagogia assista o vídeo abaixo!

Os 4 Principais Erros dos Líderes Modernos

Academy Educação
2 years ago

A Moderna Educação

Academy Educação
2 years ago

A Contemporânea Gestão Escolar

Academy Educação
2 years ago

Neurociências e Educação

Academy Educação
2 years ago

Docência no Ensino Superior

Academy Educação
2 years ago