Academy Educação 2 years ago
academyeducacao Verified #noticias

A Contemporânea Gestão Escolar

Com os meios tecnológicos em ascensão e sua importância crescente no mundo contemporâneo, a Gestão Escolar, assim como quase todas (se não todas) as áreas, teve de se inovar, quase que obrigatoriamente, graças ao contexto atual de pandemia.

A Gestão Escolar durante a Pandemia

A Gestão Escolar deixou de ser apenas um ramo operante-funcional da Educação e passou a fazer parte de uma gama muito maior. As funções de um Gestor Escolar, agora, exigem muito mais do profissional, fazendo com que o mesmo fique encarregado de acompanhar as novidades da sociedade, analisar como elas podem favorecer o contexto educacional e, por fim, integrarem elas ao sistema de ensino-aprendizagem da melhor maneira possível, para que os alunos tenham uma qualidade de conhecimento adquirido adequada.

Os Gestores Escolares, hoje, têm duas perspectivas para serem alinhadas ao contexto de mundo moderno: a Educacional e a Empresarial. Para se ter um bom retorno de ambas as vertentes é necessária a fluidez entre as duas, ou seja, é indispensável a sua harmonização. Enquanto no aspecto Educacional, o gestor visa ascender o potencial acadêmico da instituição, seja ela privada ou não, no Empresarial, são discutidas maneiras de reforçar a marca escolar e captar novos clientes, ou melhor, alunos.

Foi pensando nisso que ocorreu o que podemos chamar de Reinvenção da Educação. A COVID-19, foi e está sendo um grande fator para esse evento quase que utópico. Já que, foi partir desse cenário pandêmico, que o ensino remoto se tornou, por exemplo, “capa de revista” e uma famigerada celebridade, no meio acadêmico. Amada por uns e odiada por outros. Até porque, nem tudo são flores. Mas afinal, quais foram os reais desafios dos Gestores Escolares nesses quase dois anos de pandemia? 

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Com a indesejada vinda desse vírus, a Educação teve de migrar do presencial para o virtual. Aulas online, provas/atividades virtuais, slides e PDFs, agora, fazem parte do dia a dia dos estudantes em todo o mundo, o que, para muitos, foi um pesadelo.

Com essa mudança repentina de modalidade, muitos Gestores Escolares tiveram que se “rebolar” para manter a ordem e se adaptar ao novo contexto, o qual foram inseridos. A nova proposta pedagógica é uma tarefa para gigantes, não são todos os capazes de lidar com os conflitos, diferenças e diversidades desse sistema, tais como:

  • Controle financeiro;
  • Evasão escolar;
  • Comunicação ineficiente;
  • Desigualdade social;
  • Capacitação de professores;
  • Saúde mental.

EVASÃO ESCOLAR E DESIGUALDADE SOCIAL DURANTE A PANDEMIA

A Evasão Escolar e Desigualdade Social, no Brasil, desde muito tempo andam lado a lado, mas foi com o isolamento social e o Ensino a Distância (EaD), que esses dois fatores foram ressaltados na sociedade e pautados com relevância.

De acordo com os dados apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD de 2018, cerca de 50 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, ou seja, a cada 4 pessoas, no Brasil, 1 não têm meios para participar de, por exemplo, aulas online. Sabendo disso, pode-se falar que a Educação, hoje, é algo privilegiado, já que grande parte da população brasileira sequer tem acesso a ela, sendo esta por meios virtuais.

Foi pensando nisso, que algumas escolas e Secretarias da Educação, instruídas por Gestores Escolares, ofereceram meios (Tablets e Chips com internet ilimitada) para que essas crianças e jovens possam ter acesso a essa nova modalidade de ensino. 

Imagem da Organização das Nações Unidas - ONU

COMO VENCER OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR CONTEMPORÂNEA?

Não há desafio que não possa ser vencido e os Gestores Escolares, dos dias de hoje, podem provar isso. Diante de tantos conflitos, foi necessário, também, muitas soluções para que a Educação não perdesse seu valor.

Na Academy Educação, você aprenderá sobre as Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais e poderá desempenhar seu papel como Gestor Escolar, no mundo moderno, com excelência, assim podendo oferecer as melhores possibilidades para a sua instituição, em até 4 meses, sem sequer sair de casa.

Gostou? Venha conhecer os cursos de Gestão Escolar da Academy Educação e aprenda a lidar com os novos desafios da contemporaneidade.

Acesse www.academyeducacao.com.br ou clique em:

As Novas Tendências da Pedagogia

Academy Educação
2 years ago

As pós-graduações mais procuradas na área da educação especial e inclu...

Academy Educação
1 year ago

Cursos Online valem a pena?

Academy Educação
2 years ago

A Moderna Educação

Academy Educação
2 years ago

EaD, Presencial ou Semipresencial: Qual o melhor?

Academy Educação
2 years ago