Academy Educação 2 years ago
academyeducacao Verified #noticias

Diploma EaD e Presencial: Qual a diferença?

Descubra qual modalidade de ensino é a perfeita para você com a Academy Educação e não tenha mais dúvidas.

Qual a diferença do diploma EaD para o presencial?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), independentemente da modalidade de ensino (EaD ou Presencial), o aluno receberá o mesmo diploma. Assim, não tendo nenhuma diferença entre os diplomas de ambas as categorias ou qualquer ressalva sobre a opção de modalidade no documento.

Sabendo disso, o aluno poderá optar por qualquer categoria de ensino, sem se importar se sua modalidade comprometerá negativamente o seu diploma.

Qual modalidade de ensino escolher?

Antes de mergulharmos nos comparativos entre o Ensino a Distância e o Presencial, vamos estabelecer um ponto importante. Muitos se perguntam qual é a melhor opção de modalidade de ensino, mas a verdade é que NÃO EXISTE a melhor e sim a IDEAL para você. Portanto, tudo depende da sua necessidade e realidade.

Quer algo mais flexível? Está sem tempo? O financeiro está apertado? Então, o EaD é uma ótima opção para você, enquanto que para quem dispõe de tempo e precisa de contato com alunos e professores para desenvolver seu networking, o Ensino Presencial é o ideal.

Explicado isso, vamos ao que realmente interessa. Qual a diferença entre as duas modalidades (EaD e Presencial)?

Qual a diferença da modalidade em EaD para a Presencial?

O EaD surgiu em 1996, mas foi com a plataforma de stream, YouTube, que as famosas videoaulas se popularizaram em todo o mundo. O que proporcionou uma significativa ampliação no mercado de trabalho dos professores, estes que antes eram limitados a apenas Instituições Educacionais Físicas. 

O Ensino Presencial, por outro lado, está entre nós há séculos. Essa modalidade de ensino, há muito tempo, dissemina o conhecimento de diferentes áreas. Mas apesar disso, em 2019, cerca de 63,2% dos ingressantes ao nível superior optaram pela modalidade EaD. Assim, superando, pela primeira vez, o total de ingresso em Instituições de Ensino Superior Presenciais. Com isso, acredita-se que, futuramente, o Ensino a Distância irá se tornar a modalidade de ensino padrão, deixando de lado o modelo presencial. 

Além disso, apesar de terem o mesmo objetivo de promover uma melhor educação, o EaD e o Presencial têm as suas diferenças.

Enquanto que na modalidade de Ensino Presencial, existe o encontro e contato aluno-docente presencialmente, normalmente em aulas em horários pré-acordados, no Ensino a Distância, como o próprio nome já diz, acontece quando o processo de ensino-aprendizagem ocorre de forma virtual, por meio de webconferência, por exemplo. 

Além disso, a modalidade em EaD, tem contribuído para a formação de muitas pessoas em todo o mundo, por causa da sua praticidade e preços atrativos. Não é atoa que o Marketing do Ensino a Distância é baseado no famoso: "Estude onde, quando e como quiser!". Agora, com essa nova categoria de ensino, mães, donas de casa, chefes de família e profissionais já inseridos no mercado de trabalho podem investir em suas carreiras no seu próprio tempo e sem se prender a uma sala de aula monótona.

Por isso, nesses últimos anos, o EaD cresceu exponencialmente e, em 2021, a taxa de matrículas na modalidade EaD em cursos de nível superior beirou os 20%, assumindo a liderança novamente, desde 2019.

No mercado de trabalho há igualdade?

O fato de que diversas companhias começaram a usufruir da modalidade de Ensino a Distância para treinamentos de capacitação de seus profissionais fez com que o EaD fosse visto com outros olhos. Por isso, hoje, o mercado dá prioridade aos profissionais especializados em EaD, já que o Ensino a Distância requer o desenvolvimento de muitas habilidades e características, estas que são valorizadas pelas empresas, tais como: 

  • Disponibilidade de tempo;
  • Dedicação;
  • Organização;
  • Autonomia;
  • Independência.

Onde cursar uma pós-graduação em EaD?

Estude na Academy Educação de forma 100% Online, através de aulas gravadas.

Saiba mais sobre a Academy Educação no vídeo abaixo ou acesse o site www.academyeducacao.com.br e matricule-se hoje mesmo!

Gestão Estratégica de Marketing

Academy Educação
2 years ago

A Academy Educação é Confiável?

Academy Educação
2 years ago

Neuropsicopedagogia: O Porquê da Sua Ascensão

Academy Educação
2 years ago

Profissões que estarão em alta em 2023

Academy Educação
1 year ago

Profissões que estarão em alta em 2022

Academy Educação
2 years ago